quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Ladrão de Raios


Uma das sagas mais marcantes da história da literatura, a história de Percy Jackson e os Olimpianos revive a mitologia grega em pleno século XXI.

Percy Jackson é um garoto que nunca para na mesma escola, até seus 12 anos já foi expulso de quatro! Com tanto pouco tempo em um só colégio, Percy não consegue fazer muitos amigos, por isso seu único e melhor amigo na Academia Yancy é Grover Underwood, que aparenta algum problema nas pernas e que, de acordo com Percy, anda de modo engraçado. Jackson tem cabelos negros, olhos verdes como o mar e mora com sua mãe, Sally Jackson, que, para o agrado do filho, lhe faz comidas azuis, que por algum motivo agrada aos dois. Mas os Jackson's não moram sozinhos, Gabe Ugliano, ou como diz Percy: Gabe Mal-Cheiroso, seu padrasto, vive com eles, o que o garoto não consegue entender, pois o homem é grosso com sua mãe e estúpido com os dois. Percy acha que sua mãe merece algo muito melhor. O garoto também possuí dérficit de atenção e dislexia, o que muito o prejudica nos estudos, e causa a implicância de seus colegas.

Em um passeio ao museu de arte, Sr.Brunner , o professor de latim que assumira o cargo do antigo que sumira misteriosamente, faz uma pergunta à Percy. O garoto responde a pergunta sobre Cronos como era de se esperar, mas ele não sabe o que falar quando o professor pede para que Percy diga como isso se relaciona com o mundo de hoje.

Nancy Bobofit, com um comentário típico de uma valentona, irrita Percy como sempre, desde o ónibus quando ela jogava pedaços de sanduíche no cabelo de Grover. Ele nem ligara, mas aquilo mexeu inquietamente nos nervos de Percy, que queria ajudar o amigo. Dada a pausa para o lanche, os dois se direcionam para o chafariz, para comer alguma coisa. Como toda valentona, Nancy vai até eles para importuná-los. Percy, não aguentando mais a implicância, perde a cabeça. Do nada, a água do chafariz ganha vida e puxa a garota de cabelos vermelhos para dentro, ensopando-a. Os meninos ficam boquiabertos, pois isso não é algo que se vê todo dia. Percy ia de fato bater em Nancy, mas ele nem se quer tocara nela. A menina começou a berrar que fora Jackson quem a empurrou.

Instantaneamente, Sra.Dodds, a professora de iniciação à álgebra, aparece ao lado dos meninos. Ela manda Percy entrar dentro do museu com ela, mas Grover, aparentemente em pânico, diz que foi ele quem a empurrou, e não Percy. A professora não escuta uma palavra do que Underwood fala, e obriga o garoto de olhos verdes a segui-lá, e, infelizmente, não é no twitter.

Percy, de cabeça um pouco baixa, tenta explicar a situação, mas a mulher não deixa. Sra.Dodds se metamorfoseia em uma fúria, uma criatura mitológica serva de Hades, o deus do Submundo. O garoto tenta fugir, mas não consegue. Como se fosse mágica, Sr.Brunner aparece e joga uma caneta à Percy. Por instinto, Jackson a pega. A caneta quando toca a mão do rapaz, se alonga até adquirir a forma de uma espada de bronze celestial, com "Anaklusmos" gravada em si. Percy ergue a espada e derrota a fúria, transformando sua professora de iniciação à álgebra em pó, por acidente ou não.

E assim, com um mostro derrotado, o mundo Olimpiano abre as portas para Perseu Jackson, filho do deus dos mares, terremotos e cavalos, filho de Poseidon.


Com uma série de acontecimentos que não irei contar se não estraga a graça do livro, Percy chega ao Acampamento Meio-Sangue, um lugar onde todos os filhos dos deuses gregos com mortais podem ficar livres de monstros. Sim, os deuses existem, e sim, eles se apaixonam por mortais, tendo com eles filhos que recebem hereditariamente habilidades e características de seus respectivos pais. Como obra de Tifão e Equidna, os monstros da mitologia grega possuem desejo e certo tipo de obrigação em matar os certos semideuses, que ficam seguros por dentro das barreiras mágicas que cercam o Acampamento. Neste lugar onde semi-divindades descansam e treinam para poderem enfrentar monstros desde o tempo em que os olimpianos habitavam a Grécia e tentar conquistar o orgulho de seus pais, Sr. Brunner, ou melhor, Quíron, é o diretor de atividades, e Sr.D (Dionísio, deus do vinho) é o diretor do Acampamento e assim está condenado por cem anos, como punição de Zeus por ter perseguido uma ninfa que era proibida.


A vida de Percy torna de pernas para o ar, principalmente porque ele está sendo acusado de ter roubado a maior arma do senhor dos deuses, o Raio Mestre de Zeus.


Percy tem que salvar sua mãe do submundo, provar que não foi ele quem roubou o raio e impedir uma guerra divina que se aproxima, e a terra será o palco da batalha. Se quiser saber como, por que e se ele irá conseguir tudo isso, basta comprar o livro "Percy Jackson & os Olimpianos - O Ladrão de Raios" escrito por Rick Riordan, lançado pela editora Intrínseca na livraria mais próxima, e acompanhar Perseu no primeiro capítulo de sua jornada contra a profecia que definirá o destino da humanidade e dos deuses.


A publicação do livro no Brasil contém duas capas, a verde que está na parte superior da tela, ou com a capa do filme, que, de acordo com os fãs da saga assim como eu, foi uma péssima adaptação cinematográfica. (Livro com a capa do filme)

1 comentários:

Poiison Giirl

Você não exagerou nos spoilers não?? Mas quem liga?? Eu sei o final!! EU SOU ZICA!!
Deveria falar dos outros livros também!!
E cadê a materia sobre Hermes que vc disse que ia fazer??
Menina! Acho que vou te matar dessa maneira não é?? Vou parar de perguntar, mas ficou otimaaaa

Dí lo que piensas...