domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Rede Social (The Social Network)

Título no Brasil: A Rede Social
Título Original: The Social Network
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: David Fincher















Sinopse:


"Em uma noite de outono, em 2003, graduado em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg senta diante de seu computador e, acaloradamente, começa a trabalhar em uma nova ideia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação: o Facebook. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas, para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais."

Crítica:


Facebook. O maior site de contato social do mundo. Mark Zukerberg é um nerd comum, estudante de Harvard, especialista em computadores, blogs, HTML e outras coisas. Sua namorada termina com ele, o que o deixa com raiva e bêbado às 4 da manhã, obrigando (meio que simultaneamente) a criar um site onde se comparava as garotas de todas as universidades e colégios da região de acordo com sua beleza, o FaceMash.com. O site consegue em menos de quatro horas cerca de 22 mil acessos. Interesasdos pelo trabalho de Mark, três estudantes de Harvard vão atrás dele com a idéia de criar um site para contato entre os estudantes da faculdade.
 
O foco do filme é como foi criada a rede social e no processo contra Zukerberg, onde os gêmeos Winklevoss o acusam de ter roubado sua idéia de criar um website onde os estudantes pudessem se conectar, o HarvardConnection.com. Mark apenas pegou a base do projeto dos irmãos e de seu outro amigo, criando de fato um site para conectar os etudantes, mas sua criação é mais do que isso, ela se expandiu atráves dos estados, dos países, do mundo, e conseguindo algo maior do que apenas conectar estudantes, mas conectar amigos distantes, jogar jogos online, utilizar aplicativos, saber informações pessoais das pessoas como seu estado civil com a permissão da própria e muitas das outras ferramentas fantásticas do Facebook.

Mas se fosse apenas Tyler e Cameron seu problema, Mark não teria que se preocupar com nada. Eduardo Severin, seu melhor amigo, está lhe processando em 600 milhões de dólares. Co-criador do Facebook e diretor financeiro, Eduardo sente-se traído pela presença de Sean Parker, invetor do site de downloads grátis de músicas, o Napster, que se entrosa com Mark e tenta manipulá-lo para conseguir uma porcentagem dos lucros, sendo que seus últimos empreendimentos não renderam tanto. Mas como Sean teme que Eduardo possa prejudicá-lo, o criador do Napster cria uma emboscada para Severin diminuir sua parte no face e parar de tentar "estragar" o que ele estava fazendo.

Com o enredo do filme, aparece cada vez mais coisas nas quais eles se envolvem e assim podem se prejudicar como se ajudarem, mas no fundo, o que Severin e Zukerberg mais queriam era voltarem a serem amigos.

Mas com 500 milhões de amigos, é impossível não fazer alguns inimigos.



Elenco:

Jesse Eisenberg........ Mark Zugenberg
Andrew Garfield........ Eduardo Severin
Brenda Song............ Christy Lee
Justin Timberlake...... Sean Parker
Rooney Mara............ Erica
Joseph Mazzello........ Dustin Moskovitz
Malese Jow............. Alice
Armie Hammer........... Cameron Winklevoss
Josh Pence............. Tyler Winklevoss

0 comentários:

Dí lo que piensas...